Com foco no fortalecimento de marca junto à mídia, a assessoria de imprensa ganha ainda mais relevância quando falamos sobre empresas B2B.
A contratação do serviço favorece o alcance da segmentação de mercado, tão privilegiada por empresas que possuem como clientes outras organizações.
Afinal, uma companhia que impacta o crescimento de outra necessita trabalhar ainda mais sua imagem perante o mercado, com o objetivo de reforçar sua presença na cadeia produtiva.
Por esse motivo, investir em uma ferramenta como a assessoria de imprensa é tão fundamental.
Trata-se de divulgar os serviços ou produtos oferecidos para as outras empresas, de modo a agregar valor ao papel desenvolvido pela sua companhia.
Primeiramente é importante esclarecer como, de fato, funciona a relação B2B.
Igualmente, é necessário entender de que maneira a assessoria de imprensa pode tornar essa parceria ainda mais efetiva.
Definida como um modelo de negócios de empresa para empresa, sendo uma o fornecedor, e a outra, cliente, o B2B (Business to Business) é uma relação de confiança.
Basicamente, essas companhias se caracterizam por fornecer equipamentos, matérias-primas e serviços para outras empresas.
Um ponto importante de ser ressaltado são as diferenças existentes entre ter uma empresa como consumidor (B2B) e uma pessoa física (B2C).
Além da distinção quanto ao público-alvo, como já deixamos claro, há outras diferenças cruciais como:
Por se tratar da contratação de determinado produto ou serviço que irá impactar todo o processo produtivo de uma empresa, a tomada de decisão envolve vários setores dentro da organização.
Deste modo, por exigir a aprovação de um número maior de indivíduos, o tempo de compra também é superior em relação às vendas para consumidores pessoas.
A estratégia de vendas em uma relação B2B é baseada majoritariamente por fatores racionais, diferentemente do B2C.
No momento da venda, ao lidar com clientes empresas, as qualidades exaltadas sobre seu produto ou serviço devem atender as dores do consumidor de maneira objetiva. É necessário propor uma solução a partir de uma análise técnica.
Afinal, neste caso, o cliente saberá bastante sobre o seu produto. Apelar para o emocional não funciona.
Outros dois aspectos que diferenciam as empresas B2B e B2C são o volume e a recorrência das vendas. Ao estabelecerem essa relação fornecedor-consumidor, as companhias constroem parcerias de longo prazo. Dificilmente são realizadas compras eventuais.
E por falar nas compras, elas costumam ser feitas em um grande volume, se comparado com as negociações com pessoas físicas.
Agora que já compreendemos um pouco sobre o B2B, é possível entender de que maneira a assessoria de imprensa pode alavancar os negócios entre as empresas.
Por se tratar de um modelo de negócios com grande crescimento nos últimos anos, a forte concorrência se tornou característica marcante desse mercado.
Sendo assim, apostar em estratégias capazes de destacar sua companhia em meio aos concorrentes é primordial para quem almeja o sucesso.
No entanto, por ser uma organização com um consumidor/empresa, tais estratégias necessitam ter como foco o fortalecimento da marca, construção e gestão da reputação, e não a criação de campanhas focadas em converter compras em curto prazo.
Nesse mercado isso não funciona. Se o tempo de compra é maior, a tática para ter sucesso na venda também deve priorizar a durabilidade da ação e não a eficácia imediata.
Entre as principais vantagens do investimento no serviço da assessoria de imprensa em empresas B2B, é possível destacar:
A assessoria de imprensa é responsável pelo relacionamento entre as organizações, sejam elas públicas ou privadas, com a mídia.
Assim, a partir das novidades lançadas pelo cliente, essa importante vertente da área da Comunicação tem a missão de divulgar tais lançamentos para a imprensa.
No caso das empresas B2B, é importante que os conteúdos elaborados pelas assessorias atendam à demanda de veículos de comunicação segmentados como as revistas M&T e O Empreiteiro, sites como o Engenharia Compartilhada e AECWeb , entre outros.
O motivo é justamente a alta duração dos ciclos de vendas. Ao levar em conta o tempo de compra da empresa consumidora e sua exigente tomada de decisão, é necessário atingir esses clientes por meio de publicações específicas.
O público-alvo na relação B2B busca pesquisas de mercado e dados analíticos sobre o produto ou serviço que está contratando.
Sendo assim, é interessante apostar em uma assessoria de imprensa especializada no segmento em que sua empresa atua. Ela precisa saber falar a língua do seu negócio.
Por se tratar de ações a longo prazo, a construção da imagem de uma empresa B2B pode ser fortalecida por meio da assessoria de imprensa.
A frequência na divulgação da marca em veículos de comunicação relevantes em sua área de atuação estabelece um status de autoridade.
No caso específico da relação B2B, representa o reconhecimento e valorização do serviço no funcionamento da cadeia produtiva da empresa cliente.
No mercado B2B, as empresas de engenharia, por exemplo, movimentam equipamentos pesados e atuam em obras de grande porte.
Desde um acidente com um colaborador ou atraso no cronograma de uma obra, podem prejudicar a imagem da empresa.
Tal prejuízo na imagem pode causar insegurança em outros clientes e até o cancelamento de contratos.
Esses e outros problemas podem ser contornados por intermédio de uma eficiente ação de assessoria de imprensa.
A construção de um posicionamento responsável e objetivo perante a imprensa pode garantir a manutenção de uma imagem positiva no mercado.
O trabalho de assessoria de imprensa inclui divulgação de notícias em veículos de comunicação disponíveis na internet.
Nesse sentido, a notícia pode ter o link para o site da empresa, o que contribui para a relevância da marca e melhora o posicionamento dela nos buscadores como o Google e o Bing.
A relevância está diretamente ligada à credibilidade da sua marca.
A união entre as estratégias de assessoria de imprensa e de marketing em uma empresa B2B representam o direcionamento de um discurso.
Por ter como foco um mercado estritamente segmentado é necessário que as ações que trabalhem a imagem e o produto da empresa estejam em completa sintonia.
Uma falha no processo de construção e fortalecimento de uma marca B2B, determina, além da infértil divulgação dos serviços oferecidos pela organização, a fragilização da relação de confiança com o cliente.
Para recordar, confiança é elemento chave para o sucesso entre as empresas B2B.
Com a proposta de atender o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes, a Há Propósito Comunicação oferece tanto os serviços de assessoria de imprensa como de marketing de conteúdo. Além de planos de comunicação interna e de projetos editoriais.
Com experiência no atendimento às empresas B2B, a Há Propósito, desde 2017, é parceira dos fabricantes de equipamentos como empilhadeiras, escavadeiras, motobombas, bombas a vácuo, entre outros, com soluções de comunicação.