A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras consequências para a sociedade e no universo da comunicação corporativa não foi diferente. Novas formas de relacionamento com a cadeia de valor e as abordagens para atingir o público de interesse sofreram alterações, impactando a retomada dos negócios no pós-pandemia.
E a boa (ou má) notícia é que algumas dessas práticas permanecerão para o futuro. Como tendência para o pós-pandemia, a comunicação corporativa será ainda mais humanizada.
A preocupação com a empatia nas mensagens deverá nortear as ações de comunicação corporativa, já que as pessoas estão mais sensíveis e críticas, após o longo período de insegurança relacionado à COVID-19.
Trazer diversidade de perspectivas de colaboradores, comunidade e fornecedores, por exemplo, agrega as pessoas, mostrando como a pandemia afetou a cada um. Essa aproximação, além de fomentar a empatia, reconhece as boas práticas diante dos desafios.
Pensando nisso, elaboramos este post para trazer as principais estratégias de Assessoria de Imprensa, Marketing de Conteúdo e Comunicação Interna para empresas na retomada dos negócios no pós-pandemia. Vamos lá?
Que os noticiários, em seus diferentes formatos, estiveram em evidência ao longo da pandemia é um fato. Afinal, a transmissão de atualizações sobre a COVID-19 ampliou o consumo de informações jornalísticas por boa parte da sociedade.
Desta forma, construir um bom relacionamento com a imprensa ficou ainda mais estratégico para que a empresa exponha e comprove o impacto que ela tem na sociedade.
As empresas que desejam utilizá-la como ferramenta para posicionamento de marca precisarão ser ainda mais assertivas para emplacar pautas de interesse público.
E a tendência é que esse cenário também prevaleça no pós-pandemia. Sendo assim, a utilização de boas práticas de Assessoria de Imprensa pode ajudar a sua empresa a ampliar esse bom relacionamento.
O assessor de imprensa pode agir justamente refinando os conteúdos que irá disparar para a imprensa. Conhecidos no meio jornalístico como press releases, esses materiais devem atender, de alguma forma, as necessidades do público-alvo.
Só assim para convencer os jornalistas da relevância da publicação.
Atrelado a Assessoria de Imprensa, o Marketing de Conteúdo é a chave para as empresas fortalecerem a marca no pós-pandemia.
Neste caso, trata-se do investimento no espaço online de uma organização, uma vez que o universo digital ganhou ainda mais força durante o distanciamento social.
Em geral, o foco das estratégias de Marketing de Conteúdo deve ser solucionar as dores da persona e não em fazer publicidade de produtos e serviços. É uma entrega de conteúdo, buscando construir um relacionamento.
Além disso, assim como nos press-releases da Assessoria de Imprensa, trabalhar com indicadores e informações precisas também serão importantes.
Os conteúdos publicados em blogs corporativos deverão atender com precisão as necessidades de um público de interesse mais exigente, independente da etapa no funil de vendas. Uma estratégia que visa alcançar autoridade segmento de atuação da sua empresa
Outro ponto que deve receber atenção das companhias que desejam investir em Marketing de Conteúdo são as redes sociais.
Impulsionadas pelo advento da pandemia, elas aproximaram ainda mais as marcas de suas personas.
As mídias sociais se tornaram um espaço fundamental para fidelizar clientes e gerar novos leads. Uma dica é explorar a diversidade de formatos e plataformas.
No que se trata da Comunicação Interna das empresas no período pós-pandemia, é preciso reconhecer a importância das ferramentas digitais para o sucesso das estratégias nesse âmbito.
Uma vez que o modelo de trabalho em home-office promete figurar entre as rotinas das organizações por um bom tempo, as plataformas virtuais seguirão sendo primordiais para o relacionamento entre os colaboradores.
Nesse contexto, adotar a escuta ativa, ou seja, a humanização do diálogo busca equilibrar o vínculo, que seria construído por meio das atividades presenciais.
As lideranças devem se dispor a interagir e construir conexões sociais com seus times. Aliás, essa comunicação transparente se aplica também aos assuntos relacionados ao dia a dia da empresa.
Já pensou em incluir diversificar a comunicação em canais como WhatsApp, Intranet, Workplace, e-mail, por exemplo? Isso gera um sentimento de pertencimento no colaborador, o que consequentemente aumenta o seu orgulho em “vestir a camisa” da companhia.
Além disso, é interessante a elaboração de ações de endomarketing que abordem assuntos de interesse dos colaboradores e dos familiares deles. É uma estratégia que fortalece a relação entre a empresa e o colaborador.
Como você viu até aqui, o futuro da comunicação dará sequência a algumas práticas construídas durante a pandemia. Adotá-las será fundamental para posicionar sua marca no mercado e alavancar seu negócio.
Quem pode auxiliar sua empresa nesta jornada?
Com a proposta de atender o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes, a Há Propósito Comunicação oferece tanto os serviços de assessoria de imprensa como de marketing de conteúdo, além de planos de comunicação interna e de projetos editoriais.
Com experiência no atendimento às empresas B2B, a Há Propósito, desde 2017, é parceira dos fabricantes de equipamentos como empilhadeiras, escavadeiras, motobombas, bombas a vácuo, entre outros, fornecendo soluções de comunicação customizadas.