A pandemia da Covid-19 alterou o modelo de vida da sociedade. O isolamento social e os intermináveis esforços para prevenção e combate ao vírus se tornaram parte da rotina em todo o mundo.
No ambiente corporativo, o cenário não é diferente. O trabalho remoto logo se transformou na alternativa viável para manutenção das atividades em meio ao isolamento social.
Assim, diante dessa reconfiguração da estrutura das empresas, é válido refletir sobre a relação entre a empresa e os colaboradores.
Então, de que maneira as companhias estão atuando para manter o engajamento de seus profissionais?
Responsável por estabelecer os canais de relacionamento entre os colaboradores de uma organização, a comunicação interna é fundamental nesse processo.
Por meio do alinhamento dos objetivos e estratégias da empresa, é possível alcançar o engajamento necessário para que os colaboradores se mantenham motivados e produtivos.
Sobretudo, a estratégia inclui a valorização da participação de cada profissional no sucesso dos negócios, ao passo que evita rumores e conflitos por intermédio de uma comunicação transparente.
No entanto, com o advento da pandemia, realizar essa comunicação de forma clara ganhou obstáculos, uma vez que se perdeu o contato face a face. Dessa forma, a opção foi se reinventar.
Pensando nisso, iremos abordar, neste post, como a comunicação interna contribui para manter o engajamento e o diálogo com as equipes.
As incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus estão presentes em diversos âmbitos da vida cotidiana. Desde a preocupação com a saúde física pessoal e de familiares até turbulências financeiras.
No que se refere ao ambiente corporativo, a ausência da rotina de atividades presenciais também causou inúmeras consequências, principalmente no relacionamento entre as equipes de trabalho.
Apesar da eficiência das reuniões no formato virtual, a falta do contato físico dificulta a criação de vínculo entre as diferentes hierarquias dentro de uma organização. Por isso, o sentimento de pertencimento de um time é um dos aspectos prejudicados.
Em outras palavras, para que as lideranças exerçam seus papéis e estabeleçam uma relação de confiança com seus subordinados é fundamental estar em constante contato.
Sabe aquele momento em que você e seu gestor se encontravam na máquina de café? Pois então, a partir de um papo sobre determinada atividade designada, era comum a conversa se desenrolar sobre assuntos diversos como esportes e cultura.
Essa relação de proximidade era essencial para que os colaboradores se sentissem amparados por seus líderes.
Uma vez alterado esse modelo de relacionamento, a comunicação interna entrou em ação para ativar novos canais e ferramentas para recriar o senso de equipe, mesmo com as equipes remotas.
Em conjunto com Recursos Humanos, a comunicação interna colocou em pauta o cuidado com a saúde mental, incentivando as equipes na busca por ajuda. Justamente em um período em que os altos níveis de estresse se tornaram protagonistas.
Afinal, em tempos de isolamento social e noticiários carregados de Fake News, não há quem não surte pelo menos uma vez, não é mesmo?
Agora que já esclarecemos os principais desafios para garantir a manutenção do engajamento dos colaboradores durante a pandemia, vamos apresentar algumas dicas de sucesso para a comunicação interna:
A humanização do diálogo nos contatos virtuais representa a construção do vínculo perdido com a ausência ou diminuição das atividades presenciais.
Nesse contexto, é interessante que as lideranças se coloquem à disposição e demonstrem interesse em compartilhar como estão lidando com a conjuntura atual. Trata-se de estabelecer conexões sociais com os colaboradores.
Para isso, que tal repensar o formato das reuniões? Assim, cria-se novas oportunidades para estreitar as relações entre as pessoas envolvidas.
Outra ação interessante de comunicação interna para atingir esse objetivo é a elaboração de conteúdos de endomarketing, que abordem temáticas de interesse dos colaboradores. Além disso, devem ser pautados por um tom maleável e humanizado.
A introdução de ferramentas digitais para a interação e circulação de informações já se tornaram habituais na maioria das empresas.
No entanto, vale reforçar que a utilização de aplicativos de mensagens como Telegram e Whatsapp também ganharam força durante a pandemia para manter o time alinhado quanto ao andamento dos negócios da empresa.
A incorporação desses meios de comunicação ao ambiente corporativo aproxima os colaboradores e mantém todos a par do que acontece na organização.
Além dos aplicativos de mensagens que mencionamos, a comunicação interna pode lançar mão de redes sociais como Workplace, podcasts, lives, happy hour virtual, aplicativos e boletins online para manter a sintonia do time. Mesmo quando parte da equipe está home-office e parte trabalhando in loco, é essencial enfatizar os protocolos de segurança e dar respaldo a esses dois grupos.
A frequência é um dos fatores de sucesso da comunicação e isso vale para o ambiente corporativo. É importante criar uma rotina de envio de mensagens ou publicação de vídeos e de outros conteúdos para que as equipes tenham em mente quando receberão atualizações.
Além de reduzir a ansiedade, esse processo ajuda a diminuir os ruídos e boatos relacionados ao ambiente de trabalho. Quando a empresa adota a postura de mostrar ao colaborador as iniciativas para enfrentamento da pandemia, ela constrói uma relação mais confiável, reforçando os vínculos.