O poder da Comunicação Interna nas organizações

Por que vale a pena contemplar o time na estratégia de comunicação?

Comunicar-se com o público interno é fundamental para o sucesso de uma organização e não é para menos: os resultados organizacionais passam, inevitavelmente, pelo capital humano.

Neste contexto, o poder da Comunicação Interna fortalece as organizações e funciona como um fator de competitividade no mercado.

Na sequência, falaremos mais sobre isso!

Como adotar essa ferramenta poderosa?

Como dissemos acima, a comunicação interna é uma ferramenta indispensável para as empresas.

Acima de tudo, as corporações precisam manter um relacionamento aberto com seus times e a comunicação interna atua justamente como um integrador dos colaboradores.

Dessa forma, esta área da comunicação ajuda a manter os funcionários alinhados com os principais caminhos da empresa.

Para o RH, a comunicação interna ainda se apresenta como uma ótima forma de reconhecer os esforços das equipes e de mantê-las engajadas.

Quais as contribuições da Comunicação Interna?

O poder Comunicação Interna é melhorar a colaboração entre os times.
Com apoio da comunicação interna, o time atua em sintonia com os valores da empresa.

>> Reforçar o propósito, valores e missão da empresa junto às equipes, a fim de fortalecer a cultura organizacional.

>> Manter uma comunicação transparente das atividades realizadas pela companhia, com objetivo de evitar rumores e conflitos.

>> Fortalecer o trabalho em equipe e tornar os processos mais ágeis ao divulgar as atividades realizadas em cada departamento.

>> Valorizar cada colaborador constantemente destacando a participação dele no sucesso do negócio;

>> Melhorar o ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, a motivação das equipes.

Nesse sentido, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para tornar essa comunicação eficaz.

Por exemplo, podemos citar: portais internos para divulgação de notícias institucionais, TV corporativa, newsletters e a realização de eventos.

Uma das estratégias mais antigas e poderosas neste cenário é o house organ, também conhecido como o famoso jornalzinho da empresa, que pode ser impresso ou online.

Exemplo de Comunicação Interna

Linkinforma mostra o poder da Comunicação Interna.
Linkinforma é um dos canais de comunicação da Link-Belt Latin America com os colaboradores.

Neste contexto, compartilhamos o caso de sucesso da Link-Belt Latin America.

Trata-se de uma das companhias que aposta nesta ferramenta e, por vezes, já colhe os frutos desta decisão.

A empresa é uma subsidiária da fabricante norte-americana de escavadeiras LBX Company, cuja matriz está localizada, nos Estados Unidos.

Em 2016, a área de Recursos Humanos (RH), juntamente com o Marketing da empresa, se uniu à Há Propósito Comunicação, agência responsável pela produção de conteúdo.

Como resultado dessa parceria temos o Linkinforma, informativo voltado para os colaboradores brasileiros da organização.

Com mais de 30 edições, o Linkinforma é um dos principais projetos de comunicação interna da Link-Belt Latin America.

A cada dois meses, os funcionários recebem uma nova edição via e-mail, que reúne:

>> as principais novidades da empresa.

>> comunicados do RH, resumo dos eventos e treinamentos realizados.

>> entrevistas com os colaboradores.

>> calendário com datas comemorativas e aniversários.

>> apresentação de novos colaboradores.

>> galeria de fotos com os melhores momentos do período e muito mais.

Colaborador como porta-voz

O poder Comunicação Interna na aproximação das equipes de campo.
Uma Comunicação Interna poderosa favorece a aproximação entre os colaboradores.

O poder da Comunicação Interna contempla o posicionamento dos colaboradores como protagonistas das narrativas.

O informativo da Link-Belt, por exemplo, tem contribuído para a aproximação das equipes e coloca os profissionais no foco do conteúdo.

Além disso, ele apresenta o que as áreas fazem dentro da empresa e também reforça os valores da Link-Belt e as demais ações de Endomarketing.

“O informativo ajuda a criar a sensação de proximidade entre os nossos times. Além disso, temos o cuidado de valorizar o conhecimento técnico do profissional.

Igualmente, ressaltamos aspectos humanos como aqueles relacionados às experiências de vida e às práticas esportivas”, comenta a Analista de Recursos Humanos, Camila Bengozi.

Camila Bengozi reconhece o poder Comunicação Interna
Analista de Recursos Humanos, Camila Bengozi, contribui em todo processo do Linkinforma.

O poder da Comunicação Interna

Como resultado desse movimento, o Linkinforma já se tornou um queridinho da equipe da companhia.

Prova disso é que o informativo é ansiosamente aguardado pela equipe a cada nova edição.

Este é apenas um exemplo de como a Comunicação Interna pode agregar inúmeros benefícios para organizações dos mais diversos segmentos.

Além disso, uma Comunicação Interna consistente contribui para uma melhor clima organizacional.

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Dica de leitura: Como impulsionar a comunicação interna