Comunicar-se com o público interno é fundamental para o sucesso de uma organização e não é para menos: os resultados organizacionais passam, inevitavelmente, pelo capital humano.
Neste contexto, o poder da Comunicação Interna fortalece as organizações e funciona como um fator de competitividade no mercado.
Na sequência, falaremos mais sobre isso!
Como dissemos acima, a comunicação interna é uma ferramenta indispensável para as empresas.
Acima de tudo, as corporações precisam manter um relacionamento aberto com seus times e a comunicação interna atua justamente como um integrador dos colaboradores.
Dessa forma, esta área da comunicação ajuda a manter os funcionários alinhados com os principais caminhos da empresa.
Para o RH, a comunicação interna ainda se apresenta como uma ótima forma de reconhecer os esforços das equipes e de mantê-las engajadas.
>> Reforçar o propósito, valores e missão da empresa junto às equipes, a fim de fortalecer a cultura organizacional.
>> Manter uma comunicação transparente das atividades realizadas pela companhia, com objetivo de evitar rumores e conflitos.
>> Fortalecer o trabalho em equipe e tornar os processos mais ágeis ao divulgar as atividades realizadas em cada departamento.
>> Valorizar cada colaborador constantemente destacando a participação dele no sucesso do negócio;
>> Melhorar o ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, a motivação das equipes.
Nesse sentido, existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para tornar essa comunicação eficaz.
Por exemplo, podemos citar: portais internos para divulgação de notícias institucionais, TV corporativa, newsletters e a realização de eventos.
Uma das estratégias mais antigas e poderosas neste cenário é o house organ, também conhecido como o famoso jornalzinho da empresa, que pode ser impresso ou online.
Neste contexto, compartilhamos o caso de sucesso da Link-Belt Latin America.
Trata-se de uma das companhias que aposta nesta ferramenta e, por vezes, já colhe os frutos desta decisão.
A empresa é uma subsidiária da fabricante norte-americana de escavadeiras LBX Company, cuja matriz está localizada, nos Estados Unidos.
Em 2016, a área de Recursos Humanos (RH), juntamente com o Marketing da empresa, se uniu à Há Propósito Comunicação, agência responsável pela produção de conteúdo.
Como resultado dessa parceria temos o Linkinforma, informativo voltado para os colaboradores brasileiros da organização.
Com mais de 30 edições, o Linkinforma é um dos principais projetos de comunicação interna da Link-Belt Latin America.
A cada dois meses, os funcionários recebem uma nova edição via e-mail, que reúne:
>> as principais novidades da empresa.
>> comunicados do RH, resumo dos eventos e treinamentos realizados.
>> entrevistas com os colaboradores.
>> calendário com datas comemorativas e aniversários.
>> apresentação de novos colaboradores.
>> galeria de fotos com os melhores momentos do período e muito mais.
O poder da Comunicação Interna contempla o posicionamento dos colaboradores como protagonistas das narrativas.
O informativo da Link-Belt, por exemplo, tem contribuído para a aproximação das equipes e coloca os profissionais no foco do conteúdo.
Além disso, ele apresenta o que as áreas fazem dentro da empresa e também reforça os valores da Link-Belt e as demais ações de Endomarketing.
“O informativo ajuda a criar a sensação de proximidade entre os nossos times. Além disso, temos o cuidado de valorizar o conhecimento técnico do profissional.
Igualmente, ressaltamos aspectos humanos como aqueles relacionados às experiências de vida e às práticas esportivas”, comenta a Analista de Recursos Humanos, Camila Bengozi.
Como resultado desse movimento, o Linkinforma já se tornou um queridinho da equipe da companhia.
Prova disso é que o informativo é ansiosamente aguardado pela equipe a cada nova edição.
Este é apenas um exemplo de como a Comunicação Interna pode agregar inúmeros benefícios para organizações dos mais diversos segmentos.
Além disso, uma Comunicação Interna consistente contribui para uma melhor clima organizacional.
Quer iniciar uma estratégia de comunicação interna e não sabe por onde começar? Clique aqui e fale com um especialista no assunto.
Dica de leitura: Como impulsionar a comunicação interna