O Marketing de Conteúdo B2B tem como objetivo de aumentar a prospecção de novos clientes, por meio de conteúdos orgânicos de qualidade, além de ser uma tendência que veio para ficar.
Ao apresentar materiais focados em solucionar as dores da persona, tal estratégia constrói uma relação de confiança entre a empresa e a cadeia de negócios.
Por falar nesse sentimento, conquistá-lo junto ao público-alvo representa o primeiro passo para converter os visitantes do site em clientes de seu produto ou serviço.
A confiança, inclusive, corresponde ao elemento chave do relacionamento B2B (Business to Business).
Como já vimos em outros posts aqui do blog, uma empresa que possui outra organização como cliente necessita explorar ainda mais suas virtudes.
Portanto, o foco é reforçar para o mercado sua importância dentro da cadeia produtiva.
Nomeado como Marketing de Conteúdo B2B, a estratégia possui particularidades em relação ao Marketing de Conteúdo B2C (Business to Consumer).
Por se tratar de ciclos de vendas mais extensos, com tomadas de decisão e processos complexos, o mercado B2B exige uma estratégia de Marketing de Conteúdo refinada.
Neste post, iremos apresentar justamente como elaborar um plano de conteúdo para o site da sua empresa B2B focado em garantir autoridade, ao passo que busca encurtar a jornada de compra do cliente. Vamos nessa?
Para iniciarmos a discussão, vamos elencar algumas das principais diferenças de ter uma empresa como consumidor (B2B), ao invés de uma pessoa física (B2C).
A partir da distinção quanto ao público-alvo, nota-se um maior tempo de compra e uma estratégia de venda voltada para o aspecto racional.
Afinal, ao lidar com uma empresa-cliente, a jornada de compra inclui diferentes setores da organização. Fator que exige análises técnicas aprofundadas sobre o produto ou serviço a ser adquirido.
Além disso, há a construção de parcerias a longo prazo. Ou seja, é raro vermos negociações pontuais. As empresas costumam realizar um grande volume de compras no decorrer de longos períodos.
Vale ressaltar também que o ticket médio das transações costuma atingir altas cifras e não são pulverizadas como no B2C.
Sob esse contexto, então, o Marketing de Conteúdo B2B deve estar baseado em métodos capazes de nutrir os possíveis clientes com materiais qualificados e que atendam às exigências específicas desse mercado.
Para atingir esse objetivo, é necessário realizar pesquisas e compreender com precisão o perfil de persona da sua empresa-cliente.
A elaboração de conteúdos educativos e baseados em dados que comprovem o retorno do investimento realizado fazem parte da estratégia de conquistar a confiança do público-alvo.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração, por exemplo, é o extenso funil de vendas do B2B. O plano de ação do Marketing de Conteúdo deve oferecer materiais direcionados para cada uma das etapas.
É importante, entretanto, garantir que durante toda a trajetória de compra do cliente, ele se sinta amparado e mantenha a confiança que o produto ou serviço da empresa-fornecedora será sua solução por um longo tempo.
Agora que já esclarecemos os principais objetivos do Marketing de Conteúdo B2B, iremos apresentar quatro estratégias de conteúdo para atingir essas metas com sucesso.
Um dos princípios primordiais do Marketing de Conteúdo é a produção de materiais que apresentem soluções para as dores do cliente.
Trata-se de criar conteúdos para os blogs e redes sociais corporativos que eduquem e direcionem os consumidores a resolverem os possíveis problemas enfrentados.
A ideia é oferecer o conhecimento sem citar propriamente o seu serviço. Primeiramente, o visitante da sua página na web deve construir uma relação de confiança com a sua empresa.
Em outras palavras, o objetivo é ajudá-lo a superar certo obstáculo. Ficou claro?
Sobretudo, em casos como esse, a elaboração de artigos e e-books, por exemplo, são bastante úteis. O caráter extenso desses materiais permite explorar o assunto com a profundidade exigida pelas empresas B2B.
Por falar nas condições impostas pela relação B2B para uma boa ação de Marketing de Conteúdo, fornecer informações técnicas é fundamental.
Nesse sentido, as pesquisas de mercado possibilitam a criação de uma posição de autoridade em seu segmento de atuação.
Apresentar dados e índices confiáveis favorecem a tomada de decisão dentro das organizações. Afinal, para recordar, nas empresas B2B essa definição demora mais tempo em relação às organizações B2C.
As pesquisas de mercado possibilitam também o aumento no engajamento de seu público-alvo, já que se trata de um conteúdo diferenciado.
Durante a jornada de compra do cliente, a apresentação de estudos de caso ajuda a acelerar a nutrição de leads.
Afinal, o objetivo deste material é apresentar uma parceria bem sucedida entre cliente e empresa.
Em suma, demonstrar a eficiência do serviço da sua empresa, na perspectiva do contratante contribui para a conquista da confiança da sua persona.
Além de apresentar conteúdos diferenciados, uma estratégia interessante para impulsionar o Marketing de Conteúdo B2B é explorar a diversidade de formatos de produção.
Webinars, vídeos e podcasts, por exemplo, permitem o alcance de novos públicos e contribuem para ampliar a posição de autoridade em determinado nicho do mercado.
Como você viu até aqui, o universo do Marketing de Conteúdo é capaz de potencializar o relacionamento B2B. Por meio de um planejamento de ação bem executado é possível fortalecer a relação de confiança entre as empresas e ampliar as oportunidades de negócio.
Com a proposta de atender o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes, a Há Propósito Comunicação oferece tanto os serviços de assessoria de imprensa como de marketing de conteúdo. Além de planos de comunicação interna e de projetos editoriais.
Com experiência no atendimento às empresas B2B, a Há Propósito, desde 2017, é parceira dos fabricantes de equipamentos como empilhadeiras, escavadeiras, motobombas, bombas a vácuo, entre outros, com soluções de comunicação.