A conquista de um crescimento constante é o principal objeto de desejo da grande maioria das empresas. No entanto, em meio ao atual mercado competitivo, atingir esse objetivo vem se transformando em um verdadeiro desafio. Pandemia, concorrência e novas tecnologias exigem ainda mais capacidade de superação das empresas.
Tanto é que algumas estratégias inovadoras já se tornaram uma exigência para as empresas que almejam o sucesso. Entre elas, primeiramente, estão a construção e o investimento no espaço online de uma organização. Isso significa que para alcançar uma posição de destaque em relação à concorrência é fundamental ter um ambiente digital bem estruturado.
Entretanto, para usar as ferramentas digitais de maneira otimizada no seu negócio, devemos aprimorar algumas técnicas. No post de hoje, falaremos sobre o conceito de Growth Hacking. Essa estratégia pertence ao universo do Marketing Digital e está fazendo um tremendo sucesso por aí. Você já ouviu falar?
Desenvolvido pelo empreendedor, escritor e investidor norte-americano, Sean Ellis, o Growth Hacking configura-se como o marketing orientado a experimentos. Como o próprio nome diz, Growth significa crescimento e Hacking, encontrar brechas. Em outras palavras, é uma técnica que visa o crescimento expressivo, a partir da identificação dos pontos críticos da empresa.
As companhias devem, igualmente, elaborar hipóteses a respeito de suas fraquezas e testá-las. Assim, será possível eliminá-las ou corrigi-las e verificar a existência de oportunidades para fazer o seu negócio crescer. É um conceito muito forte entre as startups e outros modelos de negócios começam a empregar com sucesso.
Quando falamos em testes, é importante ressaltar que eles devem estar estritamente baseados em dados. Os KPI´s, por exemplo, são uma métrica relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia. Com indicadores em mãos, avaliar cada estratégia de forma clara e racional.
Por meio dos dados, então, é possível verificar o sucesso do tráfego em seu site, leads e o número de vendas. Cabe destacar que o diferencial do Growth Hacking é que, ao utilizar esse método de experimentos, você irá saber exatamente o que está dando certo ou errado em sua estratégia de marketing.
Desta forma, você elimina possibilidades e fica mais próximo de descoberta da melhor maneira de impulsionar o seu negócio. O Growth Hacking é um processo que garante um crescimento rápido e com custos menores. Afinal, é um processo de dentro da empresa para o mercado.
Agora que já explicamos a função do Growth Hacking dentro do Marketing Digital, apresentaremos algumas práticas gerais que auxiliam no alcance do tão almejado crescimento.
Afinal, ao levar em consideração a técnica que visa o crescimento expressivo está ligada a experimentos, cada empresa irá identificar qual será a melhor estratégia a adotar.
Um dos principais responsáveis pelo fracasso das empresas na execução do Growth Hacking é a ausência de objetivos claros e específicos. Eles são primordiais para nortear as hipóteses e as estratégias. Logo, é preciso estabelecer metas tanto a curto, como a longo prazo.
Um passo importante para o sucesso das práticas do Growth Hacking é conhecer a fundo, não só a sua empresa, mas também seu público de interesse. Afinal, possuir um perfil de cliente bem definido representa um caminho trilhado para solucionar de forma certeira as dores da sua persona.
Dentro do processo de conhecimento sobre os pontos críticos da empresa e elaboração de hipóteses, é importante a integração entre os departamentos da organização.
Por isso, ao manter um alinhamento entre as equipes, será possível coletar feedbacks confiáveis dos colaboradores. Os dados coletados favorecem a compreensão sobre as estratégias que estão funcionando ou não.
As opiniões dos profissionais de diferentes áreas da companhia auxiliam a apurar as fraquezas e as oportunidades de crescimento. Assim, será necessário investir em canais de relacionamento entre os funcionários. Uma comunicação corporativa eficiente fortalece o trabalho em equipe e facilita a divulgação das atividades realizadas.
A criação de portais e informativos internos de notícias institucionais, newsletters, bem como a realização de eventos são alguns exemplos de como consolidar a comunicação da sua empresa.
O Marketing de Conteúdo atua na conversão de leads, a partir da produção de conteúdos direcionados e orgânicos. O objetivo? Ampliar o tráfego dos sites corporativos. A ideia, portanto, é oferecer um espaço em sua página online, mais precisamente um blog, com materiais educativos, informativos e atrativos para o seu público de interesse.
Uma vez que se tratam de posts orgânicos, ou seja, sem o impulsionamento de anúncios, é necessário adotar algumas estratégias para ampliar o tráfego. Entre as principais, estão as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). A utilização de palavras-chave, links internos, externos, textos com frases curtas e objetivas otimizam o seu conteúdo.
Além do SEO, a construção de uma interatividade entre a empresa e o cliente também é interessante, por exemplo, por meio da inserção de formulários e CTA´s (Call to Action) ao longo do post.
O CTA é uma ferramenta que busca levar o visitante do site a realizar alguma ação e avançar para a próxima etapa do funil de vendas. Agora, esse processo é feito por meio do uso de termos, durante o texto, como “acesse já”, “confira” ou com a introdução de links externos.
Em suma, aproximar a relação empresa-cliente significa ampliar a sua base de dados. Desta maneira, é possível facilitar o conhecimento a respeito da sua persona e consequentemente da sua própria empresa.
A Há Propósito Comunicação oferece tanto os serviços de marketing de conteúdo como de assessoria de imprensa, além de comunicação interna e de projetos editoriais. A proposta da agência é atender o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes.
Com experiência no atendimento às empresas B2B, a Há Propósito, desde 2017, é parceira dos fabricantes de equipamentos como empilhadeiras, escavadeiras, motobombas, bombas a vácuo, entre outros, com soluções de comunicação.