O Marketing Digital é reconhecido como uma das principais estratégias voltadas para ampliar a visibilidade de uma empresa.
Por esse motivo, explorar os pontos fortes da organização para atrair novos clientes pode ser a chave para o sucesso.
Segundo dados da McKinsey, empresa líder do Centro de Excelência em Marketing Digital na América Latina, o Brasil é o país com maior investimento em Marketing Digital no continente.
No entanto, ainda é necessário frisar a necessidade de evolução. Afinal, 80% das empresas brasileiras ainda estão em estágio inicial no Marketing Digital.
Com o intuito de transformar esse cenário, uma produção eficiente de conteúdo para blogs e redes sociais corporativos é considerada uma ferramenta primordial.
Por meio dela, são apresentadas soluções cruciais para as dores do público-alvo. Mas como isso é feito?
Como resposta, preparamos este artigo para apresentar os dois principais modelos de conteúdo utilizados para alavancar o Marketing Digital das empresas: o orgânico e o pago. Vamos lá?
Responsável por gerar o tráfego orgânico para os canais digitais, esse tipo de conteúdo é criado para ser divulgado e consumido de forma espontânea. Ou seja, não utilizam anúncios.
Em sua elaboração, o redator constrói o material, a partir do interesse da persona. Para recordar, persona é uma representação fictícia do cliente ideal da empresa.
Ao saber exatamente qual o perfil do consumidor e principalmente quais suas necessidades, é possível apresentar conteúdos que resolvam essas carências.
E detalhe: é importante não citar propriamente o serviço que sua empresa oferece.
Deixe que o visitante do seu site descubra isso sozinho. Isso gera tráfego!
Ainda não está claro? Veja só um exemplo na prática:
Suponha que você é dono de uma fábrica que produz pneu e que sua persona, em suma, seja um homem, de 52 anos, de classe média/alta, que costuma rodar 100 km por dia e preza pelo melhor preço.
Crie, por exemplo, um post em sua plataforma digital sobre técnicas de cuidado com os pneus. Sua persona provavelmente irá se interessar pelo assunto, uma vez que, além de exigir bastante dos pneus, ela deseja economizar.
Agora que ela já entrou no seu site e se aproveitou de informações úteis, certamente irá retornar caso tenha uma nova necessidade.
Desta maneira, você cria um laço de confiabilidade com seu público-alvo.
Assim, quando o cliente necessitar de um pneu novo, já sabe em qual lugar irá procurar primeiro.
No entanto, para ampliar as possibilidades da sua persona acessar o seu conteúdo orgânico, ele deve estar adequado às boas práticas de Search Engine Optimization (SEO).
Por meio das estratégias de SEO, permite-se um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca na internet.
Entre as principais técnicas utilizadas está a produção de texto, a partir de palavras-chave.
O conteúdo deve ser construído com os termos mais buscados na web, que estejam relacionados ao seu negócio.
Desta maneira, cria-se autoridade para o seu site!
Como o próprio nome diz, os conteúdos pagos necessitam que você pague para gerar visitas para o website da sua empresa.
O investimento neste tipo de estratégia ocorre fundamentalmente por meio da compra de anúncios.
A finalidade do tráfego pago é garantir que as páginas do seu site apareçam nos primeiros lugares das plataformas de pesquisa.
E neste caso, você não precisa se preocupar com as técnicas de elaboração criteriosa dos conteúdos, como é feito para gerar tráfego orgânico.
Apesar de garantir essa vantagem, os conteúdos pagos não duram para sempre. Ou seja, se você parar de investir, ele pode desaparecer da internet.
A plataforma de fontes para tráfego pago mais conhecida atualmente é a Google Ads, base de anúncios do Google.
Se você deseja investir em tráfego para as redes sociais também é possível contratar os serviços do Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads.
Para ter sucesso em sua estratégia de Marketing Digital, o importante é mensurar seus resultados e sua capacidade de investimento para compor estratégia com os conteúdos pagos e os orgânicos.