De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o PIB do agronegócio brasileiro apresentou, em 2020, um crescimento recorde de 24,31% em relação ao ano anterior.
Além de comprovar a evolução do setor, o índice evidencia a importância dele para a economia do Brasil.
E para que essa percepção esteja cada vez mais sólida, é fundamental que o segmento se atente para a comunicação em toda a cadeia do agronegócio.
Afinal, apresentar à sociedade o que é feito, de forma clara, reflete no fortalecimento de uma relação de confiança entre as indústrias e os produtores. Além do desenvolvimento de um maior poder de persuasão no mercado.
Pensando nisso, iremos apresentar, neste post, como as boas práticas de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa facilitam o diálogo entre os agentes do agronegócio com a mídia e seu público-alvo.
Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), em artigo publicado recentemente, o agronegócio não só precisa como deve estar inserido nesta nova era do marketing digital.
Em outras palavras, mais do que soluções inovadoras, as empresas do setor devem fornecer informações relevantes capazes de aumentar a eficiência dos produtores.
O primeiro passo nesta jornada é definir personas. Ou seja, representações fictícias do público-alvo da empresa. Elas são capazes de direcionar a criação de conteúdos relevantes e alinhados às necessidades de quem irá consumi-los.
Sendo assim, o perfil da persona deve incluir, por exemplo, o tipo de cultivo do produtor rural, a região, o tamanho da área plantada e o estágio tecnológico.
Outro ponto importante é levantar os meios de comunicação utilizados pelo seu público, para que você saiba qual a melhor forma de entregar os conteúdos.
O principal é ter em mente o objetivo de levar informações úteis e seguras ao produtor. Uma boa dica é divulgar conteúdos personalizados que o ajudem a aprimorar a produção agrícola.
Resultado: ampliam-se as possibilidades de o cliente escolher o serviço oferecido pela sua empresa e ele provavelmente funcionará como propaganda para possíveis novos consumidores.
Além de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo marketing de conteúdo, outra ferramenta interessante é a assessoria de imprensa.
Você sabe o que significa essa atividade?
Segundo o Manual de Assessoria de Imprensa, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), trata-se do serviço prestado a instituições públicas e privadas.
A assessoria de imprensa, em suma, se concentra no envio de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação.
A imprensa, portanto, passa a intermediar o diálogo junto ao público-alvo.
Isso porque, ao colocar a empresa em evidência na mídia, é possível fortalecer a marca junto aos consumidores potenciais e stakeholders.
Umas das principais ferramentas utilizadas neste contexto é o press release. Um texto jornalístico que possui como objetivo divulgar alguma novidade do cliente.
Tal divulgação inclui desde o lançamento de produtos até a realização ou participação em eventos.
Por exemplo, você já pensou em ter sua colheitadeira recém-lançada no mercado aparecendo no Globo Rural, em um domingo de manhã?
Pois então, a assessoria de imprensa pode facilitar esse processo, por meio da elaboração de uma pauta jornalística.
Como vimos até aqui, o conteúdo é fundamental em qualquer estratégia de comunicação e um dos principais aliados das empresas que querem se destacar.
Por isso, vale à pena contar com o apoio de uma agência especializada nesta frente.
A Há Propósito Comunicação oferece tanto os serviços de assessoria de imprensa como de marketing de conteúdo. Além, de planos de comunicação interna e projetos editoriais.
A agência deseja atender o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes.