A assessoria de imprensa contribui para o fortalecimento das marcas junto aos veículos de comunicação e, consequentemente, aos clientes e stakeholders.
Apesar de o termo assessoria de imprensa ser bastante difundido, é comum as pessoas ainda terem dúvidas sobre o papel e a importância desta atividade para o dia a dia das empresas. Por definição, a assessoria de imprensa é a área da comunicação corporativa que busca criar uma boa relação entre as marcas e os jornalistas de veículos de comunicação.
A partir daí, essa relação favorece a inserção da marca na mídia, porém, de forma espontânea.
Essa empresa passa a ser uma fonte de informação. Entretanto, como será que isso acontece na prática?
A resposta para esta questão passa pela figura do assessor de imprensa, primordialmente. Esse profissional é responsável por fazer a ponte entre a empresa que ele atende e os jornais, portais ou revistas que cobrem o setor onde a empresa em questão atua.
Umas das principais ferramentas da assessoria de imprensa é o press release, texto de cunho jornalístico, que tem como objetivo divulgar alguma novidade do cliente.
O conteúdo do press release inclui o lançamento de produtos, novas tecnologias, bem como a realização ou participação em eventos. Então, a partir de entrevistas com os profissionais indicados e de materiais técnicos fornecidos pela empresa cliente, a assessoria de imprensa redige o press release.
Assim que aprovado formalmente pelo cliente, o press release é enviado diretamente para os jornalistas, via e-mail, juntamente com fotos relacionadas ao conteúdo.
Caso o jornalista se interesse pelo material, ele tem autonomia para publicá-lo no veículo de imprensa em que trabalha de forma gratuita.
Ao colocar a empresa em evidência na mídia, essa estratégia de comunicação traz benefícios como o fortalecimento da marca junto aos consumidores potenciais e stakeholders. Além disso, melhora o posicionamento do site da empresa em sites de busca, como o Google, e potencializa as ações de Marketing.
Quando bem direcionado, este tipo de comunicação pode até mesmo ajudar na contratação de novos profissionais ao gerar interesse em quem está buscando novas oportunidades de trabalho.
Paralelamente, o relacionamento encabeçado pelo assessor de imprensa possibilita que a empresa atendida se torne fonte de informação para os jornalistas. Afinal, quanto mais conhecida uma marca se torna, maiores são as chances de ser consultada sempre que um jornalista estiver trabalhando em uma matéria relacionada a ela.
Agora, a intermediação deste contato é feita pelo assessor.
>> Elaboração de estudos de casos que contam a história do “cliente do cliente” por meio de dados e informações consistentes;
>> Realização de Follow-up para confirmar se o jornalista recebeu os materiais enviados ou precisa de mais informações;
>> Identificação de assuntos que possam ser trabalhados junto à imprensa;
>> Desenvolvimento de relatórios mensais dos resultados obtidos junto à mídia;
>> Realização de Media Training, também conhecido como Treinamento de Imprensa, junto aos porta-vozes da empresa. O objetivo é treiná-los para atender às solicitações da imprensa;
>> Acompanhamento em eventos e entrevistas nas quais o cliente participará, a fim de fortalecer o relacionamento junto à imprensa;
>> Intermediação de solicitações de entrevistas enviadas pela imprensa;
>> Gestão de crise, com o objetivo de ajudar a mitigar algum problema que a empresa possa vir a ter. Com transparência e proatividade, a assessoria de imprensa pode auxiliar o cliente a contar o seu lado da história. Consequentemente, reduzir o impacto da situação.
Fazendo jus à máxima de que “quem não comunica, se trumbica”, muitas empresas B2B sabem que contar com uma assessoria de imprensa é a chave para estar à frente dos concorrentes.
Afinal, de nada adianta ter um ótimo produto ou serviço, por exemplo, e falhar na hora de comunicar todos os benefícios para o mercado. A imprensa, portanto, se apresenta como um ótimo canal para a transmissão dessa mensagem.
É possível encontrar revistas e portais de notícias sobre mineração, construção civil, engenharia, sustentabilidade, educação, assim como gestão de pessoas, medicina, empreendedorismo e por aí vai.
Portanto, seja qual for o seu campo de atuação, certamente haverá um veículo de comunicação especializado, que está à procura de informações de qualidade sobre o segmento em questão para informar os leitores.
Logo, a segmentação faz toda a diferença para empresas B2B, que não trabalham com bens de consumo, mas sim com equipamentos, serviços, matérias-primas ou mercadorias desenvolvidas para um negócio empresarial.
Geralmente, as agências de assessoria de imprensa que atendem ao mercado B2B buscam entender mais profundamente o mercado do qual o cliente faz parte, para então viabilizar um serviço que realmente contribua para os resultados da empresa.
A Há Propósito Comunicação, por exemplo, nasceu a partir da necessidade de atender o mercado corporativo, contando histórias positivas relacionadas aos clientes e impactos que causam na sociedade. Trata-se de valorizar a razão de ser da empresa/cliente, como essência das narrativas para o mercado técnico.
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