Conduzimos uma conversa na comunidade Mochilão Empreendedor sobre galinha, avestruz e comunicação nas empresas, no dia 09 de abril de 2021. Trata-se de uma comparação que nos nos ajuda a identificar os perfis das empresas no quesito comunicação.
A galinha, acima de tudo, tem excelentes market share (participação de mercado) e share of mind (o quanto ela é lembrada).
Vamos a alguns exemplos práticos.
Anteriormente, na década de 80, tivemos a Galinha Azul, personagem dos temperos Maggi.
E nos anos 2000, ainda tivemos a animação “Fuga das Galinhas”.
Atualmente, temos a personagem da “Galinha Pintadinha”, ilustrando o poder midiático dessa ave.
Por outro lado, o avestruz é a maior ave do mundo.
Um ovo de avestruz pesa quase 1,5 kg e, ao contrário da galinha, é uma ave bem menos lembrada.
O ponto que nós expomos na apresentação é que a galinha cacareja, sobretudo, ao botar um ovo.
Além disso, ela também tem vários códigos de comunicação em grupo.
Adicionalmente, no galinheiro, temos o galo, outro ícone da comunicação.
O avestruz, por sua vez, sequer sabemos qual é o som que ele emite.
O que tendemos a associar ao avestruz, normalmente, é o mito de que ele esconde a cabeça no chão.
Esse comportamento, na verdade, expressa a busca por alimentos rasteiros ou por pequenas pedras.
As pedras ocasionalmente são ingeridas para auxiliar no processo digestivo.
Por último, se você pensou que o Papa-Léguas é um avestruz, eis outro equívoco.
A título de curiosidade, o Papa-Léguas é um Geococcyx californianus.
Ele é um roadrunner, “corredor das estradas”, bastante comum nos EUA.
Comparando a galinha e o avestruz no âmbito da comunicação, observamos empresas com porte e força do avestruz, mas que perdem oportunidades de negócios no mercado por não se comunicarem como as empresas com a prática da galinha.
Muitas companhias enfrentaram dificuldades para serem encontradas na internet.
Na prática, isso significa que o cliente quer encontrar a empresa, mas sem sucesso.
No contexto da pandemia e do distanciamento social, essa dificuldade compromete os resultados.
Algumas empresas ainda se ressentem pela falta de reconhecimento, mas elas sequer comunicam os próprios sucessos.
Basta olhar os sites delas e perceber que eles nem se adaptam aos dispositivos móveis.
Bem como a página dedicada às notícias ou blog está abandonada, com notícias de 2019 (isso quando a página existe!).
Essa falta de comunicação dificulta até que a empresa amplie as vendas para os próprios clientes.
Muitas vezes, eles sequer conhecem todo o portifólio do parceiro.
Os colaboradores também sentem os efeitos da falta de comunicação, quando a empresa tem a cultura do avestruz.
Mesmo sendo “da casa”, nem eles não têm acesso à informação.
Nesses casos, o relacionamento com a imprensa segue no mesmo descompasso.
Ao receber o contato de um jornalista, é preciso ter clareza de quem é o porta-voz.
Nesse sentido, é importante ter pelo menos um porta-voz apto a responder pela companhia.
Sem esse processo, a empresa perde oportunidade de se posicionar como notícia.
Na comparação entre a galinha e o avestruz, fica nítido o potencial das empresas no que diz respeito à comunicação.
É uma área do site dedicada à entrega de conteúdos e conhecimentos.
O blog corporativo pode agregar vídeos e materiais para download.
Ele funciona tal qual um reforço das ações para captura de novos leads.
O conteúdo relevante atualiza o site e traz outros benefícios. Você já ouviu falar em SEO?
A sigla significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).
É um recurso que contribui para que um site se destaque nos buscadores, como Google.
Para que essa otimização funcione, em síntese, o conteúdo é um dos combustíveis.
A comunicação interna ajuda a manter os funcionários alinhados com os principais objetivos da empresa.
Ela se apresenta como uma ótima forma de reconhecer os esforços das equipes.
Existem inúmeras ferramentas capazes de tornar essa comunicação eficaz.
Portais internos para divulgação de notícias institucionais, TVs corporativas, realização de eventos e newsletters contribuem com esse processo.
Uma das estratégias mais antigas e poderosas neste cenário, no entanto, é o house organ.
Ele é famoso jornal ou revista interna, acessível tanto no formato impresso quanto online.
A assessoria de imprensa busca criar uma boa relação entre as marcas e os jornalistas de veículos de comunicação.
Esse relacionamento favorece a inserção daquela marca na mídia, de forma espontânea.
Alguns benefícios da assessoria de imprensa:
>> Em primeiro lugar, fortalece a marca junto aos consumidores potenciais e stakeholders;
>> Em segundo lugar, melhora no posicionamento do site da empresa em sites de busca, como o Google;
>> Por último, potencializa as ações de Marketing.
Além de tudo isso, a ferramenta pode até mesmo ajudar na contratação de novos profissionais.
Por intermédio das notícias, é possível chamar a atenção de quem está buscando novas oportunidades de trabalho.
A Há Propósito Comunicação nasceu a partir da necessidade de contar boas histórias.
Trata-se de valorizar as histórias positivas das empresas relacionadas aos clientes e aos impactos que elas causam na sociedade.
Além de oferecer o serviço de Assessoria de Imprensa, a agência também atua com Marketing de Conteúdo.
Em síntese, é a oferta das melhores práticas de cada uma dessas ferramentas, com o objetivo de alavancar o sucesso dos clientes.
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