A assessoria de imprensa é responsável por intermediar a relação entre as empresas e os veículos de comunicação. Além disso, possui a importante função de auxiliar no fortalecimento de uma marca.
É por meio deste serviço que as organizações podem conquistar autoridade em seu segmento de atuação. Afinal, a assessoria de imprensa reforça a relevância de determinado produto ou serviço para a sociedade.
No entanto, é muito comum alguns profissionais e empresas desconhecerem o funcionamento desta atividade na prática.
Pensando nisso, iremos esclarecer certas dúvidas sobre o serviço e auxiliar na compreensão sobre o real papel da assessoria de imprensa no sucesso de um negócio. Vamos lá?
Importante vertente da área da Comunicação, a assessoria de imprensa estabelece um relacionamento entre a mídia e as organizações, sejam elas públicas ou privadas.
A partir das novidades de seus clientes, por exemplo, novos produtos, cursos, pesquisas de mercado e participações em eventos, as assessorias elaboram materiais para divulgar junto aos veículos de comunicação.
Veja só como funciona na prática:
Uma indústria do ramo do agronegócio lança um novo equipamento para irrigação. Na ocasião, a assessoria de imprensa irá produzir o que chamamos de press-release, um texto de caráter jornalístico que trata justamente deste lançamento.
Aprovado pelo cliente, os assessores encaminham esse material para jornalistas que potencialmente poderão publicá-lo no veículo em que atuam. A publicação pode ser feita na íntegra ou funcionar como elemento para a construção de uma reportagem.
É justamente neste momento que o assessor de imprensa age novamente.
Caso determinado jornalista aprove o conteúdo enviado e queira contar com o cliente para realizar uma entrevista ao vivo, é papel do assessor preparar o porta-voz da indústria.
Saber exatamente o que responder para o repórter, como se posicionar e até qual a vestimenta é mais apropriada para a entrevista faz parte do chamado media training. Trata-se do processo de treinamento do profissional que irá representar a empresa na mídia.
Agora que já sabemos o que faz uma assessoria de imprensa, vamos discutir o porquê é necessário contratar esse serviço.
Seja uma companhia de grande, médio ou pequeno porte, ao contar com uma assessoria de imprensa, o resultado desejado deve ser o fortalecimento da marca. Isso porque a exposição da empresa em veículos de comunicação significa garantir a sua presença em um ambiente público e formador de opinião.
Em outras palavras, apresentar as ações corporativas em matérias jornalísticas estabelece a imagem de referência no setor de atuação. Isto é, reforça a relação de confiança entre a empresa e o consumidor.
No entanto, cabe aqui dizer que não se deve confundir o material produzido pelas assessorias de imprensa com peças publicitárias.
O intuito de utilizar portais de notícias para divulgar as novidades da companhia é informar o público-alvo sobre determinado assunto relacionado a empresa. Isso significa que o conteúdo produzido não irá exaltar os atributos do produto ou serviço, mas ressaltar a importância dele para a sociedade.
Quando falamos em fortalecer a marca, a prática também abrange o posicionamento da empresa durante momentos de crise.
Suponha que em dada época do ano, um dos setores da fábrica sofreu um incêndio e paralisou a produção. Enquanto os órgãos judiciais investigam a causa do acidente, provavelmente a imprensa irá acompanhar o caso para manter a população informada.
E quando a emissora de televisão da cidade em que a indústria está localizada desejar conversar com o presidente da organização? Como ele deve se posicionar, uma vez que o motivo do incêndio não foi revelado? Como garantir aos consumidores a continuidade da comercialização dos produtos?
É função dos assessores de imprensa auxiliar nesse processo de gerenciamento de crise. Por meio de media training é possível elaborar estratégias capazes de garantir o compromisso da indústria com a resolução do caso e demonstrar o papel social da empresa.
Se você chegou até aqui, sinal de que deve ter compreendido qual o papel da assessoria de imprensa e como funcionam as atividades da área, certo?
Chegou o momento então, de conhecer quais resultados você deve exigir e de que forma é possível mensurar a força da sua marca.
A principal maneira de medir o retorno das ações realizadas está ligada a quantidade e qualidade do número de menções feitas a sua empresa nos veículos de comunicação.
Nomeado como clipping, a medição dessas métricas é feita pelas próprias assessorias. Em relatórios detalhados, os resultados são entregues ao cliente, após um determinado intervalo de tempo preestabelecido entre as partes.
É importante ficar atento quais veículos citaram sua empresa. Por se tratar de um serviço que introduz a marca em um meio formador de opinião, estar presente em programas e portais de reconhecida relevância representa um alcance ainda maior para a organização.
Uma estratégia interessante para direcionar as ações de assessoria de imprensa é analisar os dados da sua empresa, bem como ficar atento a concorrência.
Portanto, fortalecer a marca amplia a credibilidade da empresa entre os consumidores e consequentemente possibilita novas oportunidades comerciais.