A assessoria de imprensa é responsável por intermediar a relação entre as empresas e os veículos de comunicação. Além disso, possui a importante função de auxiliar no fortalecimento de uma marca.

É por meio deste serviço que as organizações podem conquistar autoridade em seu segmento de atuação. Afinal, a assessoria de imprensa reforça a relevância de determinado produto ou serviço para a sociedade.

No entanto, é muito comum alguns profissionais e empresas desconhecerem o funcionamento desta atividade na prática.

Pensando nisso, iremos esclarecer certas dúvidas sobre o serviço e auxiliar na compreensão sobre o real papel da assessoria de imprensa no sucesso de um negócio. Vamos lá?

O que faz uma assessoria de imprensa?

Importante vertente da área da Comunicação, a assessoria de imprensa estabelece um relacionamento entre a mídia e as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

A partir das novidades de seus clientes, por exemplo, novos produtos, cursos, pesquisas de mercado e participações em eventos, as assessorias elaboram materiais para divulgar junto aos veículos de comunicação. 

Veja só como funciona na prática:

Uma indústria do ramo do agronegócio lança um novo equipamento para irrigação. Na ocasião, a assessoria de imprensa irá produzir o que chamamos de press-release, um texto de caráter jornalístico que trata justamente deste lançamento.

Aprovado pelo cliente, os assessores encaminham esse material para jornalistas que potencialmente poderão publicá-lo no veículo em que atuam. A publicação pode ser feita na íntegra ou funcionar como elemento para a construção de uma reportagem.

É justamente neste momento que o assessor de imprensa age novamente.

Caso determinado jornalista aprove o conteúdo enviado e queira contar com o cliente para realizar uma entrevista ao vivo, é papel do assessor preparar o porta-voz da indústria.

Saber exatamente o que responder para o repórter, como se posicionar e até qual a vestimenta é mais apropriada para a entrevista faz parte do chamado media training. Trata-se do processo de treinamento do profissional que irá representar a empresa na mídia.

Agora que já sabemos o que faz uma assessoria de imprensa, vamos discutir o porquê é necessário contratar esse serviço.

Quando contratar?

Seja uma companhia de grande, médio ou pequeno porte, ao contar com uma assessoria de imprensa, o resultado desejado deve ser o fortalecimento da marca. Isso porque a exposição da empresa em veículos de comunicação significa garantir a sua presença em um ambiente público e formador de opinião.

Em outras palavras, apresentar as ações corporativas em matérias jornalísticas estabelece a imagem de referência no setor de atuação. Isto é, reforça a relação de confiança entre a empresa e o consumidor.

No entanto, cabe aqui dizer que não se deve confundir o material produzido pelas assessorias de imprensa com peças publicitárias.

O intuito de utilizar portais de notícias para divulgar as novidades da companhia é informar o público-alvo sobre determinado assunto relacionado a empresa. Isso significa que o conteúdo produzido não irá exaltar os atributos do produto ou serviço, mas ressaltar a importância dele para a sociedade.

Quando falamos em fortalecer a marca, a prática também abrange o posicionamento da empresa durante momentos de crise.

Veja o exemplo da indústria de agronegócio que citamos anteriormente:

Suponha que em dada época do ano, um dos setores da fábrica sofreu um incêndio e paralisou a produção. Enquanto os órgãos judiciais investigam a causa do acidente, provavelmente a imprensa irá acompanhar o caso para manter a população informada.

E quando a emissora de televisão da cidade em que a indústria está localizada desejar conversar com o presidente da organização? Como ele deve se posicionar, uma vez que o motivo do incêndio não foi revelado? Como garantir aos consumidores a continuidade da comercialização dos produtos?

É função dos assessores de imprensa auxiliar nesse processo de gerenciamento de crise. Por meio de media training é possível elaborar estratégias capazes de garantir o compromisso da indústria com a resolução do caso e demonstrar o papel social da empresa.

Quais resultados esperar?   

Se você chegou até aqui, sinal de que deve ter compreendido qual o papel da assessoria de imprensa e como funcionam as atividades da área, certo?

Chegou o momento então, de conhecer quais resultados você deve exigir e de que forma é possível mensurar a força da sua marca.

A principal maneira de medir o retorno das ações realizadas está ligada a quantidade e qualidade do número de menções feitas a sua empresa nos veículos de comunicação.

Nomeado como clipping, a medição dessas métricas é feita pelas próprias assessorias. Em relatórios detalhados, os resultados são entregues ao cliente, após um determinado intervalo de tempo preestabelecido entre as partes.

No entanto, um alto índice de inserções em diferentes emissoras de rádio, televisão e agências de notícias não são garantia de sucesso.

É importante ficar atento quais veículos citaram sua empresa. Por se tratar de um serviço que introduz a marca em um meio formador de opinião, estar presente em programas e portais de reconhecida relevância representa um alcance ainda maior para a organização.

Uma estratégia interessante para direcionar as ações de assessoria de imprensa é analisar os dados da sua empresa, bem como ficar atento a concorrência.

Portanto, fortalecer a marca amplia a credibilidade da empresa entre os consumidores e consequentemente possibilita novas oportunidades comerciais.