A técnica visa o crescimento expressivo.

De acordo com pesquisa feita pela StartupBase, base de dados oficial do ecossistema de startups brasileiro, o país possui atualmente 13.654 startups cadastradas.

O número é expressivo e indica um crescimento considerável, principalmente se levarmos em conta as 4.151 startups existentes no Brasil até 2015. O dado pertence ao levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Apesar do cenário altamente positivo, o desenvolvimento e a aceleração desses novos negócios necessitam enfrentar inúmeros desafios para que os projetos alcancem o sucesso e a desejada consolidação.

Nesse sentido, um dos principais obstáculos enfrentados é a concorrência com os grandes e tradicionais players do mercado. Afinal, trata-se de empresas que já possuem um nicho de consumidores estabelecido.

Crescendo e aparecendo

Por falar nisso, a conquista do público de interesse está ligada estritamente ao grau de autoridade construída junto ao mercado.

Veja só o exemplo da Uber, uma startup que se tornou referência no segmento de transporte por aplicativo e líder absoluto de preferência de quem busca pelo serviço.

Para atingir esse nível de influência, a criação de um bom relacionamento com a imprensa é um caminho decisivo. A assessoria de imprensa permite que os executivos da empresa convidados para reportagens estratégicas, desde assuntos sobre tecnologia, investimentos e mobilidade urbana.

Em outras palavras, para fomentar o relacionamento com a imprensa, a startup deve enviar com frequência os press releases. Em formato jornalístico, eles são materiais de divulgação que compartilham as novidades da empresa.

Nesse sentido, investimentos, a conquista de prêmios e novas tecnologias são algumas possibilidades para compor os press releases. Outro caminho é atender as solicitações de entrevistas de jornalistas, que procuram a empresa.

Com essa presença nos veículos de comunicação, é possível fortalecer a marca e ampliar a credibilidade da startup entre os consumidores.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para demonstrar de que maneira os diferenciais das startups podem ser empregados para aumentar a visibilidade delas na mídia. Vamos lá?

Por que sua startup precisa se relacionar com a imprensa?

O primeiro tópico que iremos abordar são as oportunidades geradas pela construção de uma relação com a imprensa.

Ao considerar as características de inovação e velocidade das startups, investir na divulgação da condição de first mover (pioneiro) do negócio representa um caminho para se atingir a posição de autoridade em seu segmento.

Em outras palavras, por se tratar do surgimento de uma nova empresa, a qual apresenta uma solução inovadora para as dores do cliente, é preciso realizar uma educação do mercado. As pessoas precisam reconhecer sua marca!

Nesse contexto, a exposição da startup em veículos de comunicação está focada no processo de posicionamento e fortalecimento do negócio de maneira orgânica.

É importante ressaltar que as novidades apresentadas em matérias jornalísticas não irão exaltar os atributos de seu produto ou serviço. Aqui o foco é a relevância dessa inovação para sociedade.

Um passo de cada vez

No entanto, essa criação de um relacionamento com a imprensa é um projeto a médio e longo prazo. Ou seja, é preciso ter paciência para que essa aproximação se converta em novas vendas ou mesmo em leads.

Por esse motivo, as estratégias para a elaboração de conteúdos para a mídia devem respeitar o estágio em que a sua startup se encontra.

Se ainda está na etapa de ideação, por exemplo, informe ao público quais as soluções oferecidas e os impactos que elas prometem causar.

Já na fase de operação, o objetivo é apresentar os primeiros dados da sua startup.

Caso o seu negócio já possua um repertório considerável de resultados, explore a divulgação de cases de sucesso com clientes que relatem como foi a experiência com a sua startup. Trata-se da etapa de tração.

Por fim, o último estágio é o da scale up, no qual a empresa já está escalonável e consolidada no mercado. Os materiais veiculados na mídia devem informar, por exemplo, os indicadores de crescimento.

Ao adotar tal metodologia, será possível construir o espaço da sua marca no mercado e consequentemente gerar novos leads.

As boas práticas da assessoria de imprensa para startup

Agora que já explicamos como o relacionamento com a mídia pode alavancar uma startup e fazê-la reconhecida, iremos falar sobre alguns mecanismos fundamentais para alcançar esse objetivo.

Entretanto, caso você não possa contar com a parceria de uma assessoria de imprensa, é possível adotar soluções alternativas.

A elaboração de press releases, por exemplo, pode ser feita, a partir de exemplos encontrados na internet.

Eles são os principais meios de comunicação com a imprensa e divulgados na íntegra pelos portais ou utilizados como base para a realização de entrevistas, por exemplo.

Por falar em portais, inegavelmente há nichos a explorar. A temática selecionada para o press release deve atender a demanda do veículo escolhido para o disparo.

No caso de assuntos mais técnicos, foque em revistas e portais especializados. Já para temas de relevância pública, a divulgação deve ser para a grande imprensa.

Além dessas estratégias, é importante ficar atento a alguns pontos. Um deles é estar sempre com os materiais sobre a empresa em mãos, como dados e especificações técnicas. Isso pode facilitar o atendimento às solicitações dos jornalistas. 

Outra boa prática de assessoria imprensa, por exemplo, é alinhar entre os sócios o que dizer ou divulgar para a mídia. Trata-se, portanto, de evitar a publicação de informações conflitantes. Fator esse, que pode danificar a imagem da empresa.

Nessa mesma linha, é primordial aprovar o conteúdo com o seu cliente, caso você queira citá-lo. Afinal, o uso da imagem de outra empresa ou profissional sem o consentimento pode causar sérios problemas judiciais.

Então, como você viu até aqui, um bom relacionamento com a imprensa implica no desenvolvimento da marca e no reconhecimento por parte do público de interesse.

Além disso, a execução de boas práticas junto a mídia pode representar novas oportunidades de negócio!

Quem pode auxiliar sua startup nesta jornada?

Finalmente, para o mercado corporativo, a partir de histórias positivas e impactantes dos clientes, a Há Propósito Comunicação oferece os serviços de marketing de conteúdo , assessoria de imprensa, bem como planos de comunicação interna e de projetos editoriais.

Com experiência no atendimento às empresas B2B, a Há Propósito, desde 2017, é parceira de fabricantes de equipamentos como empilhadeiras, escavadeiras, motobombas, bombas a vácuo, entre outros, com soluções de comunicação.