O relatório traz indicadores do trabalho de assessoria de imprensa e sobre a reputação da empresa assessorada.
Nesse artigo, falaremos sobre os relatórios dos resultados obtidos junto à mídia: o Clipping.
O termo em inglês significa recorte e, na prática, ele tende a ser visto como isso mesmo: um recorte de informações.
Mas, na prática, o Clipping é uma ferramenta poderosa que, quando bem utilizada, pode trazer diversos benefícios para as empresas.
Justamente por isso, ele é o grande protagonista do artigo de hoje. Vamos conhecer mais sobre o assunto?
O processo de clipping envolve o monitoramento e a documentação de menções sobre a empresa nos veículos de comunicação, tendo como base os press releases – textos de cunho jornalístico que têm como objetivo divulgar alguma novidade do cliente.
Vale lembrar que os press releases incluem informações que vão desde o lançamento de produtos e entrevistas até a participação em eventos.
Após a divulgação deste material, é de suma importância mapear a repercussão que ele terá e consolidar os resultados. A partir deste mapeamento, será possível compreender quais são os veículos interessados pela marca em questão e quais assuntos são relevantes para eles.
Vale lembrar que as notícias consolidadas no Clipping podem render posts nas próprias redes sociais do cliente.
Ao replicar a notícia da imprensa, simultaneamente, a empresa leva para as redes sociais o posicionamento como fonte de informação.
Afinal, o leitor vê de forma positiva as informações vindas de terceiros, especialmente, veículos de imprensa considerados confiáveis.
O Clipping ajuda, dessa forma, a identificar o que as pessoas estão falando sobre determinada empresa.
Adicionalmente, ele ajuda a monitorar a reputação das marcas na mídia e a detectar focos de crise.
Segundo artigo do blog do Neil Patel existem algumas etapas importantes que podem nortear a elaboração deste relatório.
Entre elas, estão:
Elas analisam os principais portais, blogs, sites e mídias sociais.
Algumas delas, inclusive, facilitam a identificação de citações em veículos offline.
Para que os motores de pesquisa sejam eficientes, é necessário identificar palavras-chaves como, por exemplo, o nome da empresa.
Por isso, o assessor deve conhecer as principais mídias offline, que cobrem o nicho do cliente.
Em síntese, existem diversas ferramentas para realizar a ação, mas, muitas vezes, a própria plataforma permite uma pesquisa apurada.
Viu só? Quando realizado por empresas especializadas, como as assessorias de imprensa, o Clipping pode trazer insights importantes para o seu negócio.