Tudo o que você precisa saber sobre o Clipping

Clipping é resultado

Clipping é o resultado da ação de assessoria de imprensa

O relatório traz indicadores do trabalho de assessoria de imprensa e sobre a reputação da empresa assessorada.

Nesse artigo, falaremos sobre os relatórios dos resultados obtidos junto à mídia: o Clipping.

O termo em inglês significa recorte e, na prática, ele tende a ser visto como isso mesmo: um recorte de informações.

Mas, na prática, o Clipping é uma ferramenta poderosa que, quando bem utilizada, pode trazer diversos benefícios para as empresas.

Justamente por isso, ele é o grande protagonista do artigo de hoje. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Como é feito o Clipping?

Cliente na mídia
A reputação do cliente é monitorada no clipping.

O processo de clipping envolve o monitoramento e a documentação de menções sobre a empresa nos veículos de comunicação, tendo como base os press releases – textos de cunho jornalístico que têm como objetivo divulgar alguma novidade do cliente.

Vale lembrar que os press releases incluem informações que vão desde o lançamento de produtos e entrevistas até a participação em eventos.

Após a divulgação deste material, é de suma importância mapear a repercussão que ele terá e consolidar os resultados. A partir deste mapeamento, será possível compreender quais são os veículos interessados pela marca em questão e quais assuntos são relevantes para eles.

Vale lembrar que as notícias consolidadas no Clipping podem render posts nas próprias redes sociais do cliente.

Ao replicar a notícia da imprensa, simultaneamente, a empresa leva para as redes sociais o posicionamento como fonte de informação.

Afinal, o leitor vê de forma positiva as informações vindas de terceiros, especialmente, veículos de imprensa considerados confiáveis.

O Clipping ajuda, dessa forma, a identificar o que as pessoas estão falando sobre determinada empresa.

Adicionalmente, ele ajuda a monitorar a reputação das marcas na mídia e a detectar focos de crise.

Como monitorar a mídia?

O clipping capta as menções ao cliente na imprensa.
O clipping capta as menções ao cliente na imprensa.

Segundo artigo do blog do Neil Patel existem algumas etapas importantes que podem nortear a elaboração deste relatório.

Entre elas, estão:

  • Escolher as ferramentas adequadas: atualmente, existem algumas ferramentas de monitoramento de notícias disponíveis no mercado.

Elas analisam os principais portais, blogs, sites e mídias sociais.

Algumas delas, inclusive, facilitam a identificação de citações em veículos offline.

  • Buscar palavras-chave: esse recurso alimenta a maior parte das plataformas.

Para que os motores de pesquisa sejam eficientes, é necessário identificar palavras-chaves como, por exemplo, o nome da empresa.

  • Monitorar veículos offline: negligenciar os veículos offline é um grande erro.

Por isso, o assessor deve conhecer as principais mídias offline, que cobrem o nicho do cliente.

  • Monitorar as redes sociais: o monitoramento das principais redes sociais também é uma prática comum na elaboração de Clippings.

Em síntese, existem diversas ferramentas para realizar a ação, mas, muitas vezes, a própria plataforma permite uma pesquisa apurada.

Viu só? Quando realizado por empresas especializadas, como as assessorias de imprensa, o Clipping pode trazer insights importantes para o seu negócio.